05/03/2018

Concurso Banco da Amazônia (BASA): Edital e Inscrição

O Banco da Amazônia S.A (BASA) abriu o mais novo edital n° 01/2018 de concurso público para preencher 551 vagas, sendo 46 para preenchimento imediato e 505 vagas para formação de cadastro de reserva. A Fundação Cesgranrio é a empresa responsável pelo concurso, que oferece oportunidades para polos do Banco situados nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

São 370 vagas na função de Técnico Bancário, que exige certificado de conclusão de nível médio. Além disso, são oferecidas seis vagas para Técnico Científico na área de Medicina do Trabalho, com requisito de curso de graduação de nível superior em Medicina e pós-graduação, com carga horária mínima de 360 horas, em Medicina do Trabalho, além de registro no CRM.

Por fim, o certame abre 175 vagas para Técnicos Científicos na área de Tecnologia da Informação. Para essa ocupação, poderão concorrer pessoas com graduação em nível de Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia da Informação, Tecnologia em Bancos de Dados, Tecnologia em Processamento de Dados, Tecnologia em Rede de Computadores, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Análise de Sistema, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Informática, Computação – ênfase em Sistema de Informação, Informática – Análise de Sistema, Informática – Sistema de Informação, Tecnologia em Projeto de Sistema de Informação ou Desenvolvimento de Sistemas.

Os aprovados e nomeados terão remuneração inicial de até R$ 2.829,75 e cumprirão carga horária de 20 e 30 horas semanais. Outro atrativo da carreira no BASA diz respeito às vantagens, tais como: programa de assistência médica, como auxílio-alimentação (R$ 1.317,73), auxílio-creche, possibilidade de exercício de funções gratificadas, participação nos lucros e resultados, possibilidade de participação em plano de previdência privada, entre outros.  Do total de vagas abertas, 5% serão reservadas para os candidatos com deficiência e 20% para os candidatos negros ou pardos.

Inscrições e Provas BASA

As inscrições poderão ser feitas até 19 de marco de 2018, pela internet, no site da Cesgranrio – www.cesgranrio.org.br. A taxa de inscrição será de R$ 62,00 para nível médio e R$ 80,00 para superior.

O concurso constará de provas objetivas com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos (língua portuguesa, matemática, legislação, atualidades, noções de informática e atendimento) e 30 questões de conhecimentos específicos. As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 29 de abril de 2018, nas cidades de Belém/PA, Boa Vista/RR, Cuiabá/MT, Macapá/AP, Manaus/AM, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Santarém/PA e São Luís/MA, lembrando que os gabaritos provisórios sairão no dia seguinte ao da aplicação.

O prazo de validade do concurso é de um ano a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Banco da Amazônia.

Edital e atualizações: http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=basa0118

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Dicas de Informática BASA: Windows 10 e MS Outlook

Para as provas da PMTO, será necessário conhecer alguns conceitos importantes de Informática, entre eles, Windows 10 e o programa de correio eletrônico Microsoft Outlook.

O Windows 10

O Windows 10 é a versão mais recente do Windows, que trouxe uma série de modificações e novidades. Entre as mudanças trazidas pela gigante Microsoft para esta versão, destacam-se:

  • Proposta de uma plataforma padrão para notebooks, desktops, tablets e smartphones;
  • Retorno do Menu Iniciar;
  • Múltiplas áreas de trabalho;
  • Novo e exclusivo navegador: o Microsoft Edge, com modo leitura e opção de fazer anotações à caneta nas páginas.

Configurações básicas

Se você tem interesse em atualizar seu Windows anterior (7, Vista, 8 ) para o Windows 10, existem alguns requisitos mínimos necessários de hardware:

  • Sistema operacional mais recente: última versão do Windows 7 SP1 ou do Windows 8.1 Update;
  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido ou SoC;
  • Memória RAM: 1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits
  • Espaço em disco rígido: 16 GB para um SO de 32 bits ou 20 GB para um SO de 64 bits;
  • Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0;
  • Tela: 800×600.

Interface

A interface do Windows 10 possui especificidades de acordo com o dispositivo que você utiliza.

O menu Iniciar consta em todas as suas versões, mas em dispositivos com touchscreen, vem com uma coluna à esquerda da tela que disponibiliza atalhos. Caso o dispositivo seja híbrido, o usuário pode ativar teclado ou touch.

Há também uma nova área de trabalho virtual que abre todas as janelas em uso e permite alternar e encaixar como quiser, ou mesmo mover para outra área de trabalho.

Painel de controle

O Windows 10 desenvolveu um painel de controle adequado para uso em dispositivos com touchscreen, mas ainda não disponibiliza todas as possibilidades das versões mais antigas.

Você pode, no entanto, encontrar essas opções no Painel de Controle Clássico do Windows 10:Basta clicar com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela (sobre o botão Iniciar) e depois, ao surgir o menu, clicar em “Painel de Controle”.

O Painel de Controle antigo do Windows será aberto e você pode criar um atalho para tornar o acesso mais prático.

Microsoft Outlook 

O Outlook é um programa que faz parte da suíte de aplicativos de escritório da Microsoft, exclusivamente voltado para o gerenciamento de e-mails, contatos e calendários. Com algumas dicas e saiba como o Outlook pode auxiliar na organização das suas tarefas diárias.

Primeiro, o Outlook possui alguns atalhos no teclado que podem agilizar muitas tarefas, tais como:

Ctrl+N – criar novo e-mail, contato, nota, compromisso ou tarefa

Ctrl+Shift+M – criar novo e-mail

Ctrl+Shift+A – criar novo compromisso

Ctrl+Shift+N – criar novo contato

Ctrl+Shift+K – criar nova tarefa

Ctrl+E – abre a caixa de buscas

Ctrl+M – recebe novos e-mails

Ctrl+Shift+I – alterna para a caixa de entrada

Ctrl+Shift+O – Alterna para a caixa de saída

Alt+S – enviar

Setas para cima e para baixo – navega entre as mensagens

Ctrl+G – Ir para uma data em especifico no calendário

Ctrl+D – exclui um item

Segundo: crie grupos de contato no Outlook, assim fica mais fácil enviar um e-mail para vários contatos ao mesmo tempo, pois é comum termos que tratar de um assunto com várias pessoas, e com a criação do grupo você ganhará mais tempo. Para criar o grupo é simples: clique em “Novos Itens”, “Mais Itens” e “criar novo grupo de contatos”. Abrirá uma janela para pesquisar os contatos salvos no computador, escolher os membros para o grupo, dar um nome e salvar o grupo.

Outra dica que com este aplicato é possível responder a uma mensagem com um convite para uma reunião. Para isso selecione a mensagem que deseja responder e clicar no botão “Reunião” na aba “página inicial”. Assim você pode colocar os dados da reunião como hora, local, data e a pessoa que receberá o convite poderá confirmar presença e incluir em sua agenda.

Uma outra função é que o Outlook é capaz de organizar seus compromissos e agendas com o calendário. Além de conseguir se organizar também é possível compartilhar as informações com outros contatos, o que muitas vezes ajuda para o agendamento de reuniões e compromissos com outras pessoas. É simples a execução dessa tarefa: na aba “página inicial”, você vai acessar “calendário”, em seguida procure pelo botão “enviar calendário por e-mail”, disponível no topo. Uma janela será aberta e você poderá escolher quais informações quer compartilhar.

Outra funcionalidade é a criação de assinaturas para facilitar o envio dos e-mails. O programa permite a criação de mais de uma, sendo mais profissional ou informal. Para criar, você deve clicar em “Arquivo”, depois em “Opções”, “Email” e por fim em “Assinaturas”, e assim fazer do modo que achar melhor.

Por fim, para agilizar mais ainda sua vida com o Outlook, você pode criar regras. As regras são filtros automáticos que encaminham e-mails com termos e palavras especificas para pastas de forma automática. Para criar regras, você deve clicar no botão “Regras”, na aba “Página Inicial”, escolha “Gerenciar Regras e Alertas” e “Nova Regra”, o Outlook oferecerá um passo a passo para definir as regras. Essa dica é importante para que você mantenha sua caixa de entrada organizada e não fique cheia, impedindo o recebimento de novos e-mails.